Direito Financeiro
As modernas exigências e necessidades de consumo aliadas à facilidade na obtenção de crédito fazem dos bancos e financeiras instituições bastante visadas. Isso ocorre porque, com o aumento da demanda creditícia, eleva-se proporcionalmente o contingente de insatisfações entre os agentes desta relação.
Atento a esta contingência econômica-social, a ADA Advogados Associados dispõe de significativa experiência, atuando destacadamente em todos os graus de jurisdição.
A aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor nas relações envolvendo instituições financeiras abriu um vasto rol de possibilidades jurídicas. Isso equilibrou a cronicamente desbalanceada relação entre consumidores e instituições de crédito.
Nesse sentido, as ações revisionais de contrato de abertura de crédito envolvendo cartões de crédito, cheque especial, financiamento de veículos e arredondamento mercantil, bem como as declaratórias de abusividade de cláusula, juros e comissão de permanência, e as ações de cobrança, consignação em pagamento, cobrança de percentuais e duplicatas, indenizações por danos morais ou materiais e cobrança por enriquecimento sem causa, embargos por cédula rural e embargos à execução constituem o principal grupo de demandas nesta área de atuação.
Atuamos, também, na elaboração de defesas em Ações de Cobrança e Execuções de Título Extrajudiciais, para clientes que necessitem diminuir o saldo devedor ou evitar penhora de bens, ou mesmo para que sejam implementadas tratativas de acordo para quitação do saldo devedor por um valor menor do que a dívida integral.